AGENDA 2019 DE TRAVESSIAS E EXPEDIÇÕES


MONTE RORAIMA

 

O monte Roraima é uma montanha localizada na América do sul, na tríplice fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana.

A flora adaptou-se a essas condições climáticas e geológicas com um elevado grau de endemismo, onde encontram-se diversas espécies de plantas carnívoras – que retiram dos insetos capturados os nutrientes que faltam no solo.

A fauna também é marcada por um acentuado endemismo, especialmente entre répteis e anfíbios. Esse ambiente é protegido no território venezuelano pelo Parque Nacional Canaima e no território brasileiro pelo Parque Nacional do Monte Roraima.

Seu ponto culminante eleva-se no extremo sul, no estado venezuelano de Bolívar, a 2810 metros de altitude. O segundo ponto mais alto, com 2772 metros, localiza-se ao norte do planalto, em território guianense, próximo ao marco de fronteira entre os três países. 

O monte Roraima tornou-se um dos destinos mais populares para os praticantes de trekking, devido ao ambiente singular e às condições relativamente fáceis de acesso e escalada e sua paisagem que parece ter saído de um filme de ficção ou da era dos dinossauros, com cavernas, lagos imensos em meio a rocha e campos de cristais.

 O trajeto mais utilizado é feito pelo lado sul da montanha, através de uma passagem natural à beira de um despenhadeiro com um visual de tirar o folego.

 

Esta é uma aventura que todo amante de trekking deve ter em seu currículo. Simplesmente fascinante!!!